quarta-feira, 27 de abril de 2011

Wake me up when september ends - Parte 30

Tinha passado um mês desde a morte de Ashton, quando um dos amigos mais chegados que também pertencia ao exército tentou entrar em contacto comigo. Combinámos encontrarmo-nos num sábado à tarde no parque. Cheguei mais cedo e sentei-me num daqueles bancos onde os casais adolescentes gravam os seus nomes dentro de um coração. Também eu e Ashton tínhamos feito o mesmo, exactamente naquele banco há anos atrás quando andávamos na faculdade. Olhei para cima quando Mark veio ter comigo e chamou pelo meu nome.
E: Mark! É tão bom ver-te!
Abracei-o e sentámo-nos os dois no banco. Mark estava claramente afectado pela morte de Ashton. A sua expressão facial mudou completamente assim que começou a falar disso.
M (Mark): Como tens lidado com isto tudo? 
Não queria mesmo chorar à frente dele. Ele era um grande amigo de Ashton, mas nós os dois não éramos assim tão chegados pelo que não me sentia muito confortável em chorar à frente dele.
E: Não é fácil, sabes?  Mas estou a tentar ultrapassar isto. Um dia de cada vez. Então e tu?
M: O mesmo... Toda a gente tem saudades dele, mas estas coisas acontecem todos os dias na guerra. Nunca é fácil.
Eu olhei para baixo e vi que estava a apertar os dedos de uma mão com a outra para não chorar. Seguiu-se um momento de silêncio repentinamente quebrado por Mark.
M: Não me lembro de te ver no funeral.
Olhei imediatamente para cima e senti-me um bocado nervosa em relação àquela pergunta.
E: Eu não fui. Seria demasiado difícil.
M: Enfim, quero dar-te algo que o Ashton queria que eu te desse.
Eu fiquei surpreendida e atenta a todos os movimentos de Mark para tentar saber o que é que Ashton me queria dar. Ele tirou do seu bolso esquerdo das calças um envelope.
M: É uma carta. Ele pediu-me para ta dar se lhe acontecesse alguma coisa. Agora é o momento certo...
Segurei na carta sem a abrir. Não tive coragem. Guardei-a na minha carteira, despedi-me de Mark e fui-me embora. Só muito tempo depois é que li a carta.

6 comentários: